top of page

 

Sustentabilidade em quatro rodas

Cada vez mais presentes nas grandes cidades e cem por cento elétricos, os carros compartilhados não liberam poluentes na atmosfera, não produzem poluição sonora, além de favorecer a questão da mobilidade urbana.

 

A iniciativa foi criada há três anos, e trouxe à população de Fortaleza mais uma alternativa de mobilidade urbana sustentável.

 

Segundo estudo realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) mostra que a cidade de Fortaleza reduziu a emissão de gás carbônico (CO²) em 49,7% entre 2012 e 2016. A tendência é que em um futuro próximo o número de meios de transporte ligados às questões sustentáveis aumentem expressivamente.

“No início eu relutei porque achei que era só modinha, mas depois percebi a real intenção de se usar esses carros. A questão é bem mais profunda, precisamos ter consciência e tentar mudar nossos hábitos, usar alternativas mais sustentáveis. Eu me sinto muito bem quando utilizo os carros, o que ainda não é tão legal é o preço, poderia ser mais barato”, diz Renato Oliveira, estudante de 22 anos, usuário dos carros compartilhados.

 

O projeto Vamo (Veículos Alternativos para Mobilidade), da prefeitura de Fortaleza existe desde 2016, e permite que usuários, por meio de um aplicativo tenham acesso para utilização dos transportes. Ao todo, são 17 estações, espalhadas por toda a cidade. O projeto funciona todos os dias da semana, de 5h às 23h59min. Para utilizar os carros, obrigatoriamente é necessário ser habilitado e se cadastrar no programa, o cadastro pode ser feito no site (https://goo.gl/R6Pqbr). Embora o sistema seja uma tendência mundial, aqui em Fortaleza, a procura pelos carros ainda é muito pouca.

Confira no mapa todas as estações  do Vamo

bottom of page